quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A busca pela perfeição é interminável

Hoje gostaria de dividir a leitura de um texto antigo do cientista social David Niven:


Existe uma diferença entre procurar algo saudável e satisfatório e procurar algo que seja perfeito. A diferença é que o saudável e o satisfatório existem; a perfeição, não. Seu relacionamento deve contribuir para a sua felicidade e a de seu parceiro. Não espere alguém que concorde com todos os seus pensamentos e preferências ou que possa trazer alegria a cada minuto de sua vida. Procure a satisfação possível, e você irá encontrá-la; procure a perfeição, e ficará procurando para sempre.


Acho que você só conhece mesmo uma pessoa quando tem que compartilhar a sua vida com ela”, disse Christine, uma programadora de computadores. Ela não tinha certeza do que fazer depois que se mudou para a casa do namorado, Mike. “Por um lado ele era uma pessoa legal e eu gostava muito dele. Mas, por outro, passei a conviver com vários aspectos que me desagradavam: o chulé dele, o fato de não abaixar o tampo da privada, de se apoderar do controle remoto e ficar pulando de canal em canal. Sinceramente, eu não tinha certeza de que era isso o que desejava para o resto da vida

Eles viveram juntos durante um ano e, com altos e baixos, pareciam felizes. Então, uma noite, ao assistirem ao filme Proposta Indecente, ela lhe perguntou se ele a trocaria por um milhão de dólares. Ele a abraçou com força e respondeu que nem por dez milhões.

Naquele momento eu me dei conta do quanto o amava e de que queria passar o resto da vida ao lado dele”, disse ela. “Também percebi que a felicidade no casamento era uma coisa a ser construída dia após dia, e não um pacote perfeito que se recebia pronto. Então comecei a sentir liberdade para falar das coisas que me incomodavam. Acho que consegui fazer isso porque não se tratava de ataque ou pura reclamação irritada, mas de um movimento de amor, de investimento na nossa felicidade.” Pouco tempo depois eles se casaram. “Simplesmente percebi que ele era a pessoa certa para mim. Meus pais acharam que fui impulsiva e que não daria certo. Mas eu não os ouvi. Apenas segui o meu coração.


São felizes até hoje. O que não impede que Mike jogue a sua roupa suja no chão do quarto e que, muitas vezes, Christine se exalte além da conta quando discutem. São muitos os pequenos fatores de atrito, mas ambos sabem que são duas pessoas com semelhanças e diferenças, pontos fortes e fracos, e que há um grande desejo de acertar, porque há uma total convicção de que se amam e desejam ficar juntos até o fim da vida.


As pessoas com alto grau de perfeccionismo, uma crença exagerada em sua própria perfeição e um desejo de encontrar um parceiro com características semelhantes apresentam chances 33% menores de se sentirem satisfeitas em seus relacionamentos.

Um comentário:

  1. O ser humano por si só é um ser complexo, então quando juntam dois, pense! O importante é nunca deixar de acreditar no ser humano, que sempre tem um lado bom.

    ResponderExcluir